Formulário de contato

 

Será boato? O Caldeirão do Huck em Campos?

A notícia de que uma moradora de Campos dos Goytacazes enviou carta para a produção do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo, solicitando reforma para uma instituição filantrópica, gerou especulações de que o Asilo Nossa Senhora do Carmo, construído nas dependências anexas ao Solar do Barão de Carapebus, seja o beneficiado. A equipe do programa foi vista circulando pela cidade desde segunda-feira (2), na cidade. Nesta terça-feira (3), a produção do jornal Terceira Via foi ao local checar às informações e, para o que tudo indica, o boato é verídico.

Uma audiência pública foi agendada para o próximo dia 27, às 14h, nas dependências do asilo, com representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Ministério Público Estadual (MPE/RJ), para tratar dos próximos capítulos do processo de restauração.

Com quase 400 anos de história, o Solar do Barão de Carapebus, também conhecido como Casa do Engenho Santo Antônio e Casa da Fazenda Grande do Beco é tombado pelo Iphan desde 1946. Porém, a construção do século XIX, da fase áurea do ciclo da cultura do açúcar, fundada no ano de 1946 encontra-se em ruínas.

Foi no prédio que Dom Pedro II assinou o acordo que permitiu o abastecimento da cidade com luz elétrica. Campos é considerada a primeira cidade da América Latina a ter abastecimento de energia.

Atualmente, o prédio está interditado por determinação da Defesa Civil porque a construção está com uma infestação de cupins no madeiramento. Fato que põe em risco a integridade da edificação. O asilo esta funcionando apenas nos anexos construídos junto ao prédio tombado.

Além do prédio tombado, o asilo também precisa de reparos, segundo os campistas que realizam trabalhos voluntários no local. Especulações apontam que a vinda da produção do Caldeirão para Campos tenha sido motivada pela carta enviada em 2013, para Rede Globo, pela campista Lurdinha Almeida. Confira a carta postada na época nas redes sociais foi reproduzida em diversos blogs e sites.

Post da Lurdinha Almeida em sua página do Facebook em 2013.
Oiii Luciano, o Asilo Do Carmo, situado em Campos dos Goytacazes abriga cerca de 70 idosos onde alguns deles são portadores de câncer, alzheimer, AVC e cadeirantes. Hoje o asilo encontra-se em dificuldades financeiras, pois o Casarão histórico que pertenceu ao Barão de Carapebus está em ruínas, o mesmo quando estava em bom estado nos dava um bom retorno financeiro, pois alugávamos os seus salões nobres, sua capela suntuosa para festas de casamentos aniversários e outras solenidades. Mas hoje não temos mais estes recursos por isso estamos em grandes dificuldades.

Por isso viemos humildemente te pedir uma ajuda para que você nos consiga um SHOW MUSICAL BENEFICENTE, para angariarmos fundos para manutenção desta instituição que tanto ajuda os idosos desta cidade.  Aguardamos ansiosos pela sua resposta ao nosso pedido de Socorro.

Amigos e munícipes copiem e compartilhem essa mensagem para que chegue até Luciano Huck.

(Fonte: Jornal Terceira Via)

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply