FASHION RIO Fashion Rio inspira-se na cultura da Lapa para lançar as tendências do inverno 2009 O tema da 14ª edição do evento será Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro Entre os dias 11 e 16 de janeiro, a moda brasileira caberá na Cidade Maravilhosa. Com o tema Rio, Caleidoscópio Cultural Brasileiro, a 14ª edição do Fashion Rio apresentará os lançamentos das grifes para o outono-inverno 2009. Quatro marcas pisam pela primeira vez nas passarelas montadas na Marina da Glória, reforçando a vocação do Evento Oficial da Moda Brasileira no Rio de Janeiro de lançar moda no país todo: Cláudia Simões, Ausländer, Printing e Francisca. “O movimento da moda, sobretudo no Rio de Janeiro, é muito criativo. Nosso interesse é ampliar as oportunidades de trabalho para transformar a vida de muitas pessoas”, diz Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente do Sistema FIRJAN, realizador do Fashion Rio. Eloysa Simão, coordenadora e idealizadora do evento, ressalta que o Rio não é apenas o principal cartão-postal brasileiro, mas também a capital artística do país e a que melhor traduz as diversas influências culturais que o Brasil sofreu. A cenografia desta edição traz uma homenagem a um dos bairros mais identificados com esse estilo carioca: a Lapa. “Trouxemos a Lapa para o mundo da moda porque ela é um retrato da luta de todos nós para sermos atualizados, porém não descaracterizados. O bairro tem tudo a ver com o exercício que todos os estilistas e designers brasileiros fazem hoje: traduzir o mundo sem perder a conexão com o inconsciente coletivo do povo brasileiro – que, por si só, já nasceu conectado com diversas culturas. E conseguiu ser um, mesmo sendo muitos”, explica Eloysa.A cenografia da semana de moda é assinada pelo diretor de cinema Ricardo Nauenberg, que leva os Arcos da Lapa para dentro da Marina da Glória. A Lapa também é o tema da mostra de fotos feitas pelo diretor de desfiles Zee Nunes, retratando personagens do bairro.Ainda dentro das homenagens à cidade, o Novo Velho Rio será o tema da exposição que ocupará o ateliê da estilista Bianca Graham Ferreira, com suas criações em moda masculina. No charmoso sobrado na Rua do Mercado, no Centro da cidade, um brunch servido aos convidados completará o cenário carioca de um Rio que ainda existe.
SOBRE AS NOVAS GRIFES
A carioca Cláudia Simões, que faz seu début em uma parceria inédita com Luciano Canale, entrou para o mundo da moda em 1977. Hoje, conta com seis pontos de venda no Rio de Janeiro, além de franquias em outras cidades brasileiras, de onde saem peças em estilo minimalista e romântico para mulheres atuais.Outra estréia desta edição, a Ausländer conquistou jovens pelo país e fora dele, com suas camisetas exclusivas. No mercado desde 2004, a grife criada por Ricardo Bräutigam já seduziu multimarcas conhecidas mundo afora, como Colette, Galerie Lafayette, El Corte Inglés, além das brasileiras Clube Chocolate e Daslu.De Minas Gerais vem a Printing, uma das marcas mais sofisticadas do país. Referência em roupas de festas originais e com bordados únicos, a grife fundada por Márcia Queiroz tem pontos de venda nas principais capitais brasileiras, além de showrooms em Paris e Nova York. Entre os principais clientes internacionais, estão Sak´s, Neiman Marcus, Barney´s e Bergdorf Goodman.E para completar o time de estreantes, uma pernambucana desembarca na Marina da Glória. A Francisca, de Virginia Falcão, traduz como poucas o estilo chique e descontraído das mulheres cosmopolitas, que vivem em torno dos balneários. Do Recife, suas criações partem para mais de 50 pontos de venda ao redor do mundo.
FASHION BUSINESS
A 13ª edição da Bolsa de Negócios do Fashion Rio acontece entre os dias 13 e 16, na Marina da Glória. No Espaço Internacional, haverá uma vitrine de grandes marcas para ampliar a inserção internacional da moda brasileira.Outra novidade é o Salão Prêt-a-Porter Paris, que será recebido pelo Fashion Business em continuidade à parceria estabelecida pelo Sistema Firjan com a Fédération Française de Prêt-à-Porter. Grifes e novos criadores brasileiros apresentaram a moda primavera-verão 2009 no evento francês e, agora, grifes francesas, capitaneadas pelo presidente do Salão, Jean Pierre Mocho, mostrarão suas criações na bolsa de negócios. Além disso, a gigante de entregas expressas FedEx promoverá um desfile inovador. Acesso à Moda Global apresentará as coleções de dois estilistas internacionais – Ashley Isham, de Singapura, e Rajesh Pratap Singh, da Índia – e da brasileira Fabiola Molina, recordista da Natação.
PARCEIROS
O Fashion Rio é realizado pelo Sistema FIRJAN, por meio de seu centro de inteligência em moda, o SENAI Moda. O evento, criado e organizado pela Dupla Assessoria, conta ainda com as parcerias do Serviço Social da Indústria (Sesi-RJ), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RJ) e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) - por meio do Programa Estratégico da Cadeia Têxtil Brasileira (Programa Texbrasil), criado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (APEX-Brasil).Entre os patrocinadores estão a marca de cuidados pessoais Nívea, a companhia de transporte expresso FedEx e a cadeia varejista C&A. O evento conta, ainda, com o apoio do Grupo Marisol, do Portal IG e da Universidade Estácio de Sá. Os demais parceiros são Caderno Ela/O Globo, Editora Abril e canal GNT.
(fonte de informação - assessoria do evento Fashion Rio)