Formulário de contato

 

Trabalho sério dos vereadores eleitos em Campos

Depois da vitória nas urnas, a concretização dos projetos
O sonho de chegar à Câmara Municipal foi concretizado com a vitória nas urnas. A materialização de idéias e projetos dos vereadores novatos no Legislativo de Campos, entretanto, depende de capacidade de articulação ou de exercitar as nuances do jogo do poder político. É com essa expectativa e compromisso de colocar em prática suas promessas junto à população, até mesmo para renovar seus mandatos daqui a quatro anos, que os debutantes do parlamento municipal esperam satisfazer a si mesmos e seus eleitores na atual legislatura. Os vereadores também estão conscientes da responsabilidade de resgatar a credibilidade da Câmara. Gil Vianna (PSDC) é um dos que afirmam a necessidade de recuperar o conceito do Legislativo perante a sociedade. “É notório o desgaste sofrido pela legislatura passada, quando surgiram até suspeitas de envolvimento de alguns vereadores com coisas erradas. Nada ficou provado, mas isso causou uma imagem ruim para a Câmara. Nós temos que mostrar serviço e já estamos trabalhando nesta direção. Existem novos projetos, fizemos várias indicações e instalamos duas CPIs”, disse. Gil Vianna pretende trabalhar para implantar ações para crianças portadoras de deficiências. O vereador conheceu o problema de perto. “Depois que tive uma filha com esse problema, passei a sentir ainda mais a necessidade de trabalhar por essas pessoas”, contou o vereador. Vianna, que é policial militar, disse também que irá lutar para instalar um centro de reabilitação na sede social da Associação dos Policiais Militares, no Alphaville.
Médico e dentista em creches - Ter um médico e um dentista para cuidar de crianças nas creches e escolas da municipalidade é uma das primeiras iniciativas que o vereador Antônio Marcos Papinha pretende abraçar nos seus primeiros dias de legislatura. A medida faz parte do projeto de lei para ampliar as ações da medicina preventiva, com o objetivo de evitar doenças no curto prazo, e problemas de saúde no médio e longo prazo.O vereador ressalta que a medida representará economia nos gastos em Saúde na medida que a prefeitura tiver condições de disponibilizar um médico e dentista em todas as unidades de creches e escolas do município, com menor intervalo na assistência às crianças. “A medicina preventiva, com medidas de profilaxia na área da odontologia por exemplo, além de resultar em mais saúde para as crianças, representa mais economia para a saúde, porque o custo com internações e compras de medicamentos caem significativamente, na mesma proporção que a população tem mais saúde”, declarou. O segundo projeto de lei é uma proposta que atende a reivindicação da maior parte dos trabalhadores de Travessão, seu reduto eleitoral: construir uma ciclovia que ligue o distrito à cidade, margeando à ferrovia, afastada da perigosa BR-101, que tem tirado a vida de muitos trabalhadores neste percurso. “Além de incentivar o ciclismo, esta ciclovia vai urbanizar uma extensa faixa de Campos que liga vários bairros, desde Guarus até Travessão”, argumentou.
Imagem - Sobre a imagem do Legislativo, Papinha afirmou ter a certeza que a atual legislatura saberá corresponder à confiança da população. “Cada membro da Câmara está consciente do dever de ajudar na reconstrução de nossa cidade e também de fiscalizar o Executivo”, frisou. O vereador Albertinho Marques Nogueira (PP) também considera que a responsabilidade dos vereadores novatos é bem maior nesta legislatura. “A Câmara passada cometeu falhas no papel de fiscalizar, mas desta fez os vereadores têm demonstrado que vieram para fiscalizar, tanto que já abrimos a CPI. Somos vereadores da situação, mas uma das prioridades da prefeita Rosinha em sua campanha foi o combate à corrupção, que tanto mal fez ao nosso município. Tanto que uma de suas primeiras providências foi instalar o Portal da Transparência. De nossa parte, estaremos, sim, apontando falhas ou orientando a equipe de governo, até com o objetivo de melhorar a administração. Essa Câmara, eu tenho certeza, vai recuperar a imagem da Casa”, disse Albertinho.
Compromisso - Albertinho, líder do PP na Câmara e cuja base eleitoral se situa em Guarus, quer logo corresponder votos que recebeu nas urnas com bons projetos. “Minha principal meta é levar médicos as escolas. Tenho certeza que o rendimento dos alunos vai melhorar bastante”, disse. Albertinho frisou que muitas pessoas não têm condições de levar seus filhos a especialistas, gerando queda de rendimento escolar.
Associação vai realizar treinamento visando a acessibilidade
Rogério Fernandes Ribeiro Gomes, o Rogério Matoso (PPS), é o vereador mais jovem da Câmara de Campos. Inicia a carreira política com cargo de relevância na Mesa Diretora da Casa. No dia da solenidade de posse ele já ocupou o assento de vice-presidente do Legislativo. O debutante vereador tem 29 anos, é estudante de Comunicação Social. Depois de ter postergado o curso de Direito, pretende fazer carreira na habilitação de jornalismo, com especialidade em política. Sobre sua principal proposta, o jovem vereador destaca a necessidade de um programa público para estágios, com objetivo de apoiar jovens recém-formados a conseguir qualificação nas empresas de maior porte, já existentes no município, mas foca a proposta como contrapartida das empresas que se instalam com aporte de recursos públicos do Fundecam.
(Matéria publicada no Jornal O Diário - edição/16/03/2009)

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply