Formulário de contato

 

Seminário de Petróleo e Bionergia da Bacia de Campos

foto: Bruno Prudêncio

O diretor geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Haroldo Lima, ressaltou a oportunidade de estar mais de perto dos municípios produtores de petróleo, a partir da realização deste Seminário de Petróleo e Bionergia da Bacia de Campos. De acordo com o diretor, quando ele recebeu , em Brasília, uma delegação da cidade, liderada pela Prefeita Rosinha Garotinho, querendo informações sobre a agência, viu no momento essa chance de estreitamento dos laços.
Campos é o coração da produção de petróleo do Brasil, de uma história que começou na década de 30, na Bahia e em 1968 chega ao mar. Os tempos foram passando e, em 1974, chega-se a um novo lugar, a Garoupa, na bacia de Campos. Hoje se produz 1,5 milhão de barris de petróleo/dia e mais de 1 milhão de metros cúbicos de gás e muito ainda se tem a fazer _ acrescenta o diretor geral da ANP.
Haroldo Lima explica que a crise atual, que repercute no mundo inteiro, faz com que os investidores revejam seus investimentos para baixo. No entanto, para isso, é preciso fazer o que Campos está fazendo, ou seja, fazer um planejamento. "Campos está de parabéns pela iniciativa do seminário e de planejar o município", finaliza Haroldo Lima


A prefeita Rosinha Garotinho focou sua apresentação nos investimentos e projetos que estão sendo realizados para o desenvolvimento de toda a região. Entre os temas destacados, o Complexo Portuário Farol-Barra do Furado, entre Campos e Quissamã, a revitalização do ramal ferroviário até Belo Horizonte, que beneficiará Campos e São João da Barra, o heliporto de Farol, indústrias de energia, inclusive com a inauguração, em dezembro, em Gargaú (São Francisco de Itabapoana), do primeiro parque de energia eólica do sudeste e a retomada da administração do aeroporto Bartholomeu Lysandro, com importação e exportação de cargas. Sobre a duplicação da BR, Rosinha falou da negociação para reduzir de 20 anos para cinco anos a conclusão das obras, com propostas sendo bem aceitas pela concessionária. A prefeita destacou a importância do Proto do Açu (SJB), que tem previsão de escoamento de 63 milhões de toneladas de ferro e a instalação de uma ciderúgica, com tecnologia para impactar o mínimo possível o meio ambiente.A prefeita de Campos apresentou aos participantes do seminário o projeto do Complexo Portuário Farol-Barra do Furado, que projeta um estaleiro para Quissamã e outro estaleiro e uma base of shore para Campos, o píer by pass, a revigoração do terminal pesqueiro, área comercial e a criação de infra-estrutura para a região:"Temos de repensar toda a área para implantar uma infraestrutura de cidade no local. Isso implica atuação das prefeituras, na criação de escolas, hospitais, postos de saúde, creches, mas também parcerias com o governo do Estado, para construção e recuperação de estradas. Além disso, esse projeto é fundamental para recuperar o sistema em Boa Vista, onde a erosão ameaça que o mar invada a Baixada, atingindo inclusive os manaciais de água doce". finaliza a prefeita Rosinha Garotinho.

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply