Formulário de contato

 

Roupa em spray









O futuro da moda: Designer espanhol cria camiseta de algodão em spray.


Gentém que matéria impressionante, acabei de assistir no Fantástico!!!

Espanhol cria spray que vira tecido em 15 minutos. A ideia é permitir que cada pessoa faça sua própria roupa. A partir desse conceito, em vez de calças, camisas, camisetas, vestidos pendurados em cabides, haveria dentro do armário apenas latinhas.

Demorou cerca de dez anos, mas o Dr. Manuel Torres conseguiu desenvolver uma mistura líquida feita de fibras de algodão capaz de “pulverizar” uma camiseta diretamente no corpo. Mais incrível que isso é saber que a peça pode ser retirada, lavada e reutilizada.

O nome é Fabrican – uma alusão à “fabric in an aerosol can”. Na tradução livre, “tecido em spray”. O líquido seca minutos depois de atingir a pele, garantindo um visual totalmente exclusivo em, no máximo, 15 minutos.

Em parceria com Paul Luckham, professor de Tecnologia de Partículas do Imperial College de Londres, o designer espanhol criou a fórmula feita de fibras de algodão, polímeros (que são os plásticos que mantém as fibras juntas), e os solventes que preservam a forma líquida. Se a criação não ficar boa, ou simplesmente perder a graça, é possível dissolver o material e aproveitá-lo para fazer uma peça totalmente nova. De acordo com o Daily Mail, a ideia do Dr. Torres era possibilitar a criação de roupas instantâneas e de baixo custo, tudo com uma modelagem perfeita no corpo de cada um.

“Eu realmente queria fazer algo futurista, rápido e confortável. Para mostrar que ciência e tecnologia podem ajudar os estilistas, acabei voltando aos princípios dos primeiros produtos têxteis, como feltro, que também foi produzido através da união de fibras sem precisar tecer ou costurar”, explicou o espanhol ao Daily Mail.

Entretanto, o Fabrican ainda vai demorar pelo menos uns dois anos até chegar às prateleiras. Dr. Torres ainda está trabalhando em maneiras de criar formas mais flexíveis, já que nem todo mundo gosta de roupas agarradas em cada curva. Além disso, ele também quer minimizar o cheiro de solvente do produto.

Algumas peças feitas com o spray estarão no London Fashion Week, mas o spray não é limitado à moda. Torres sugere que o tecido líquido também pode ser utilizado para estofamento de móveis, bandagens, fraldas e toalhas.

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply