Formulário de contato

 

Com campanha liberada desde a última sexta-feira, dois candidatos à Prefeitura de Campos já colocaram o bloco na rua

Desde a última sexta-feira os candidatos e seus cabos eleitorais estão liberados para fazer campanha e pedir votos nas ruas. Em Campos, dos cinco candidatos à Prefeitura, apenas dois caminharam pela cidade: Arnaldo Vianna (PDT) e Erik Schunk (PSOL). A prefeita Rosinha Garotinho (PR), o médico Makhoul Moussallem (PT) e o comerciante José Geraldo (PRP) vão iniciar as suas atividades nesta semana.  

Sem perder tempo, o ex-prefeito Arnaldo Vianna esteve em Guarus na sexta, foi ao Farol no sábado e caminhou na manhã de ontem pelo Mercado Municipal. “Estamos muito animados e essas caminhadas renovam ainda mais as nossas energias. A receptividade tem sido maravilhosa e estamos vendo que a cidade clama por uma libertação”, diz Arnaldo, que continua cumprindo a sua agenda no dia de hoje, com reuniões e uma caminhada na Feirinha da Roça. Animado, o candidato a vice-prefeito na chapa de Arnaldo, o vereador Rogério Matoso (PPS) promete manter o ritmo até o final da campanha.

— Como dizia o Gandhi, a alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento. O fato de ser uma batalha difícil não nos assusta. Isso tem motivado cada pessoa que se junta a esse grupo que pretende fazer de Campos uma cidade de todas as famílias — diz Matoso, lembrando sobre as principais queixas. “Muitos reclamam sobre a taxa de iluminação. Além disso, a insatisfação com a Saúde é vista em todas as partes da cidade”, diz.  

PSOL — No sábado, o médico sanitarista Erik Schunk iniciou sua caminhada mirando no que a oposição considera o “calcanhar de Aquiles” do governo Rosinha. Ele visitou as dependências do Hospital Geral de Guarus (HGG), conversou com funcionário e pacientes que reclamaram da higiene precária nas enfermarias e corredores. Ele estava acompanhado do candidato a vice-prefeito, professor Amaro Sérgio (PCB).

Segundo Schunk a situação do HGG não é um caso isolado e sim o retrato da falta de atenção à Saúde nos últimos governos municipais “que priorizam a politicagem em detrimento do planejamento”. Erik defendeu a volta do Programada Saúde da Família (PSF), medicamentos gratuitos entregues diretamente nos postos de saúde e que funcionariam todos os dias, inclusive parte da noite e construção de hospitais no interior. “Nos últimos 20 anos e na medida em que a cidade vai crescendo, os serviços vão piorando por falta de planejamento. A sobrecarga em cima do HGG e do Ferreira Machado é resultado do abandono das Unidades Básicas de Saúde, os chamados postos de bairros e distritos e falta de hospitais nas regiões mais distantes do município, como a Baixada, região Norte e Ururaí”, disse o candidato. Ontem, Erik e Amaro visitaram a praia do Farol de São Thomé e o distrito de Baixa Grande.

PR, PT e PRP entram em campo esta semana

Nos três primeiros dias de campanha, apenas Arnaldo e Erik Schunk iniciaram oficialmente suas caminhadas. Porém, esta semana, o clima deve esquentar com o início das campanhas da prefeita Rosinha Garotinho, do médico Makhoul Moussallem e do empresário José Geraldo. Em seu Facebook, o presidente do PR em Campos, Wladimir Garotinho, demonstrou empolgação. “Vamos às ruas, vamos mostrar o quanto nossa cidade cresceu e o quanto ainda crescerá com essa mulher guerreira a frente do nosso município. Ela tem garra, tem energia e tem ação”, disse.

Empolgado e com o apoio de partidos como PMDB, PSDC, PSD, PV e PSL, o candidato do PT, Makhoul, quer criar uma espécie de “onda vermelha” em Campos.

Os representantes do PRP em Campos informaram que a campanha de José Geraldo nas ruas começa esta semana.

Até o pleito, políticos respeitam os prazos

Até o dia da realização do 1º turno das eleições municipais, no dia 7 de outubro, são diversos os prazos e exigências que precisam ser cumpridos por candidatos, partidos e cidadãos. Legalmente, a partir da última sexta-feira, os candidatos ou qualquer pessoa poderão ir às ruas para pedir voto. Antes disso, entretanto, os envolvidos nas campanhas já estão mobilizados para cumprir o calendário estabelecido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O dia 18, quarta-feira, será a data-limite para que o Ministério Público impugne os pedidos de registro de candidaturas apresentados pelos partidos políticos ou coligações. Também será o último dia para que qualquer cidadão apresente notícia de inelegibilidade sobre um candidato à Justiça Eleitoral.

No dia 6 de agosto, o TSE estabelece a data-limite para a divulgação obrigatória na internet de relatório financeiro detalhado de cada campanha. O dia 8 será o último para que o pedido de substituição de candidatura às eleições seja feito em função de decisão judicial. O dia 12 será o último dia para o sorteio de ordem de veiculação da propaganda eleitoral. No dia 21, começa a propaganda eleitoral no rádio e na TV. O dia 23 de agosto é a data em que todos os recursos sobre pedido de registro de candidatos deverão estar julgados pela Justiça Eleitoral e publicadas as respectivas decisões.

Fonte: Alexandre Bastos (Folha da Manhã)

Total comment

Author

Bruno Prudêncio

0   comentários

Cancel Reply